Boletim informativo

Boletim informativo

Gastroenterologia brasileira perde Jaime Natan Eisig, secretário do Núcleo Brasileiro para Estudo do H. pylori

Faleceu dia 22/02/16 o estimado gastroenterologista paulista Jaime Natan Eisig. Graduado em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1973), fez seu mestrado (1991) e doutorado (2003) em Gastroenterologia Clínica pela Universidade de São Paulo, onde ocupava a Chefia do Grupo de Estômago da Disciplina de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas. Estudioso das afecções digestivas relacionadas à infecção por Helicobacter pylori era, desde 2012, secretário do Núcleo Brasileiro para  Estudo do Helicobacter pylori.


Ao longo de sua carreira, trouxe enormes contribuições à Gastroenterologia, com mais de 80 trabalhos científicos publicados em importantes periódicos nacionais e internacionais, além de 33 capítulos de livros. Seu livro “Tratado de Gastroenterologia. Da Graduação à Pós-Graduação” publicado pela livraria Atheneu, em parceria com o seu inseparável amigo Schilioma Zaterka, recebeu, em 2011, o Prêmio Jabuti em Ciências da Saúde, conferido pela Câmara Brasileira do Livro.

Em paralelo às suas exitosas atividades clínicas e acadêmicas na Universidade de São Paulo e na sua clínica privada, Jaime Eisig desenvolveu extensa e frutífera vida associativa. Na Federação Brasileira de Gastroenterologia, entidade-maior da especialidade no Brasil, ocupou praticamente todas as funções diretivas, sendo seu Presidente no biênio 2008-10. No Núcleo Brasileiro para Estudo do Helicobacter pylori teve participação ativa tanto na gestão quanto na elaboração dos Consensos Brasileiros sobre H. pylori. Como Secretário-Geral, preparava-se para assumir a Presidência do Núcleo em 2017.

Excelente didata, era frequentemente requisitado para palestras e conferência em todo o país, tendo participado de mais de 250 eventos e ministrado centenas de aulas.

Personalidade de hábitos simples, afável e conciliador, exercia sua liderança com espírito agregador e associativo visando sempre o crescimento da Gastroenterologia entre nós.

Sua partida prematura, após enfrentar com altivez e galhardia sua moléstia, nos lega o exemplo de amigo, professor, gastroenterologista e cidadão que muito honrará sua esposa Regina, suas filhas Tatiana (publicitária) e Vivian (administradora), seu genro Fábio e seu querido netinho Theo.
 

Compartilhe esse conteúdo
Que tal acessar mais alguns conteúdos?
Boletim informativo

Boletim Informativo H.pylori e Microbiota 2021 - Edição 03

Acesse o boletim informativo do NÚCLEO abordando diversas modalidades diagnósticas da infecção pelo H. pylori, a importância do exame histopatológico e a associação entre o H. pylori e o câncer gástrico.

Boletim informativo

Boletim Informativo H.pylori e Microbiota 2021 - Edição 02

Acesse o boletim informativo do NÚCLEO abordando a infecção pelo SARS-COV-2, a resistência do H. pylori aos antibióticos e a importância na seleção do esquema terapêutico para o H. pylori.

Ótimo!

Comentário enviado